Fiesta de la Arribada

Edificio escola deportiva

O dia 1 de Março foi declarado em 1974 Festa local oficial. Neste dia comemorava-se a chegada da caravela “Pinta” ao porto de “Baiona” com a notícia da descoberta da América.

Celebra-se nas ruas do centro antigo e os passeios limítrofes uma festa medieval na qual se oferecem os produtos de artesanato que se consumiam no século XV. Músicos, trovadores, malabaristas e artesãos percorrem nesses dias as ruas revivendo aquele feito. Para além disso, encena-se a reconstrução do relato que Martín Alonso Pinzón e a sua                                                                                              tripulação efectuaram da gesta do descobrimento ao Corregedor de Baiona no dia 1 de Março de 1493.

Os actos completam-se com a atribuição da Medalha de ouro de Baiona a pessoas ou associações que se tenham destacado pela sua prestação cultural no marco da emigração e com uma cerimónia oficial na qual participam os representantes dos municípios de Palos de la Frontera, Santa Fe de Granada e Pornic, vilas geminadas com a de Baiona.

Chegar até Baiona