Santa Cristina da Ramallosa

Sta. Cristina

Pertencia antigamente à freguesia limítrofe de Borreiros (Gondomar). A jóia artística desta freguesia é a ponte românica de A Ramallosa que separa os municípios de Baiona e Nigrán. A ponte, de 10 arcos semicirculares, tem a meio um bonito cruzeiro (provavelmente do século XV o XVI) e na sua parte baixa um antigo peto de ánimas. Junto a ele, e nas margens do Rio Miñor, costumava celebrar-se até há bem pouco tempo um ritual relacionado com a fertilidade

Banhando as terras desta freguesia corre, até à sua desembocadura na ria de Baiona, o Rio Miñor. E esse tramo final do rio, uma vez passados os vãos da ponte, forma um estuário esplêndido plantio de junqueiras e habitado por garças e outras aves marinas. No final do estuário encontra-se a praia da Ladeira, a mais extensa e concorrida do município.

Santa Cristina é, além disso, uma importante zona comercial. Em Sabarís, ao longo da recta que leva a estrada da comarca C-550 a desembocar no centro urbano de Baiona, estende-se em todas as segundas-feiras do ano – mantendo um costume que dura há já mais de um século – uma interminável fila de postos de venda e tendinhas de todo o tipo. Precisamente na berma desta estrada encontra-se a igreja paroquial, uma construção moderna devida a que Santa Cristina não adquiriu categoria de paróquia até há poucas décadas. De todas as formas, o templo, o qual se distingue por um alto e bicudo campanário, conserva um pórtico que pertenceu a uma antiga capela romana.

Núcleos de população: Area, Bouzós, Caeiro, Cruceiro, Devesa, Ladeira, Morade, Outeiro, Ponte, Ponte Nova, Ramallosa, Riveira, Sabarís, Serralleira, Sopegal, Viso de Calvos e Xuncal.

Padroeiro: Santa Cristina.

 
Engadir ao planificador de viaxes
Este lugar pertence a ruta seguinte: Etnográfica