Belesar

 

 Anexada à la Colegiata de Baiona em 1482 por Diego de Muros. Anteriormente pertencia ao mosteiro de Oia. Parece que a sua toponímia deriva do nome de Belisarius.

Belesar é conhecida como a "Varanda de Val Miñor": Não existe melhor vista de todas as Rias Baixas do que aquela captada a partir do miradouro de O Cortelliño, na serra de A Groba.

Talvez seja este ambiente rural de A Groba, atravessado pelo seu Rio e a sua fraga – um espaço presidido pelos sons da natureza e rico em espécies vegetais e animais – o bem mais apreciado da freguesia: Caminhos empedrados, trilhos rurais delimitados por uma vegetação multicor, grupos de cavalos e vacas em estado semi-selvagem vagueando pelas faldas da sua serra... Também neste território natural, a zona de maior altitude de todo o município (632 metros), conservam-se assinalados vários núcleos de hieróglifos, todos eles datados da Era do Bronze.

Para informação dos aficionados à boa mesa, na freguesia de Belesar existem diversos restaurantes cuja oferta gastronómica se distingue por oferecer carnes de primeira qualidade, geralmente preparadas à la parrilla.

Núcleos de população: Estivada, Granxa, Medialdea e Urgal.

Padroeiro: San Lorenzo.

 
Engadir ao planificador de viaxes
Este lugar pertence a ruta seguinte: Etnográfica