Ponte d'A Ramallosa

N 42° 6' 55.8828"
W 8° 48' 45.327"

Ponte da Ramallosa

Esta ponte, que atravessa o rio Miñor e divide os limites municipais de Baiona e Nigrán, é uma das mais bonitas de estilo medieval que se conservam na Galiza. Possui 10 aberturas ou vãos com arcos semicirculares, dos quais oito (36 metros de longitude) pertencem a Baiona. Alguns deles são arcos ogivais, seguramente devido aos estilos vigentes nas épocas em que deve ter efectuado alguma reparação.

A mio da ponte conserva-se ainda hoje um cruzeiro, que tem a seus pés uma imagem de São Telmo, patrono dos navegantes e a quem a história reconhece tê-lo mandado construir.

Debaixo da ponte existe um peto de ánimas que representa as almas em sofrimento. Até há poucas décadas, junto a esta ponte celebravam-se rituais relacionados com a fertilidade. De acordo com a tradição, a mulher grávida que não conseguia gravidezes de termo invocava ao seu fado adverso vertendo sobre o ventre água do rio. A conjura, para ser efectiva, devia realizar-se às 12 da noite, devendo apadrinhar a criatura la primeira pessoa que atravessasse a ponte depois do esconjuro.

 
Engadir ao planificador de viaxes
Este lugar pertence a ruta seguinte: Histórica