Fortaleza de Monterreal

N 42° 7' 4.4256"
W 8° 51' 5.9646"

Fortaleza de Monterreal

 

Encontra-se situada na península de Monte Boi, também conhecida por Monterreal. É conhecida há mais de 2.000 anos como recinto amurallado. Alguns sécalos antes do nascimento de Cristo, nela habitaram diferentes povos, entre eles, celtas, fenícios e romanos. Já na nossa era esteve ocupada por diversos povoadores e sofreí uma grande quantidade de ataques, bem como modificações. Antigamente, aquí esteve assente a vila de Baiona, por privilégio outorgado pelos Reis Católicos para se defender das incursões corsárias.A península ocupa uma extensão de 18 hectares rodeada de 3 km. De muralhas ameadas de entre os sécalos XI a XVII.  

Ao longo da sus história a fortaleza foi-se convertendo em residência dos diferentes governadores militares da fortaleza, entre eles o conde de Gondomar, até que no ano de 1963 foi adquirida pelo Ministerio de Informação e Turismo para a instalação  do "Parador Conde de Gondomar".

Hoje em dia o recinto de Monterreal  mantém as três torres desde as quais se vigiava a fortaleza. À entrada está a Torre do Relógio (que escondia um sino que servia para dar o alarme em casa de ataque inimigo); a este se vergue a Torre de la Tenaza, cuja incumbência era defender o porto através de umas unidades de artilharia , e, na parte mais oriental da fortaleza, sobre a baía, encontra-se a Torre do Príncipe, talvez a mais antiga, que actuava como farol para os navios. Esta última possui três escudos (dos Austrias, dos Sotomaior e o da vila) e deve o seu nome, devido a que nela esteve encarcerado o príncipe português D. Afonso Henriques em 1137.

A fortaleza pode ser visitada em qualquer dia do ano. A partir desta é agradável presenciar os magníficos pôr-do-sol sobre a ria e sobre as ilhas Cíes e a linha marítima sobre a qual se estende Baiona.

Horário: 8:00 - 22:00 horas

Preço: 1 € a pé / 5 € com veículo

Rotas de Interesse: Fortaleza de Monterreal

 

Parador

Parador

O Parador de Turismo de Baiona é um dos melhor situados de toda a rede de Paradores. Tem 180.000 m2 de superfície e 3 quilómetros de muralha, construída no século XIV pelo Rei de Castela por causa das discórdias com o seu homónimo português.

No final do ano de 1998 voltou a abrir após um curto período de reforma, período esse durante o qual se acrescentaram quartos de classe superior e se disponibilizaram espaços para ginásio, sauna e jacuzzi. Nessa época teve lugar no Parador uma cimeira entre chefes de estado ibero-americanos.

No século XVIII foi residência privativa do Conde de Gondomar. Contam os funcionários do Parador que todos os anos na mesma época aparece aqui uma mulher adulta que alega ter um encontro com o espírito do conde e que em cada noite, debaixo da luz da Lua, se senta à sua espera num banco da muralha. Sobre esses românticos encontros narrará algum dia a lenda.

De ambiente senhorial
Tal como o resto dos Paradores espanhóis, o de Baiona é decorado com mobiliário castelhano e complementos de outras épocas. Conta com uma infinidade de cantinhos, estâncias agradáveis de diferentes ambientes e espaçosos quartos com vista para a baía. A sua oferta gastronómica é também excelente, baseada numa carta na qual se distinguem as típicas especialidades galegas.

Um miradouro sobre o oceano
Metade fortaleza medieval, metade paço galego, o Parador ocupa a península de Monterreal, um esplêndido miradouro sobre o oceano rodeado por um bonito bosque de vegetação autóctone. No seu recinto mantém-se as antigas torres defensivas que faziam parte do castelo.

Qualquer visitante pode aceder ao recinto de Monterreal e a partir daí presenciar todo o ambiente marítimo de Baiona e os soberbos pores-do-sol sobre a ria.