Liga de bolos celtas

Bolos celtas

O jogo (Boliche) de bolos celta é provavelmente a mais antiga modalidade desportiva das que se celebram no município. Embora a sua origem seja incerta, parece que já se jogaria há um par de séculos na zona. Normalmente o prémio pelo qual se jogava era um carneiro ou algum animal de quinta. Embora hoje em dia os clubes participem numa competição galega regida pela Federação autónoma do ramo, perduram ainda os jogos nos quais se licita aquele animal.

Características do jogo

O jogo é praticado num campo quase semicircular de terra ou areia de praia. Em cada bolada é preciso derrubar 18 bolos cónicos, colocados sobre uma placa de pedra, com una bola lançada por ar, não raso ao chão. O lugar de onde lança cada jogador está a 7,5 metros da placa, e está a 21 metros da linha de pontos. Os bolos estão colocados numa só linha e separados um do outro por um par de centímetros. Tanto os bolos como a bola são de madeira de buxo; os primeiros têm 18 cm. de altura e 5 de largura e um peso de 250 gramas. A bola, de 60 cm. de circunferência, pesa 2,5 kg.

O jogo pode ser praticado entre dois jogadores, entre pares ou entre equipas de 3 jogadores e um suplente cada um. Cada jogador dispõe de 3 turnos ou boladas para lançar, nunca de maneira consecutiva. Cada bolo que consegue ultrapassar a linha de pontos outorga-lhe 10 pontos ou bolos, enquanto que os que apenas tenham derrubado e não fiquem de pé apenas valem um só ponto. A equipa que some mais pontos ganha. Cada encontro tem duas rondas, e cada uma delas valida a melhor de 5 partidas. Cada vitória vale 3 pontos, um empate vale um e uma derrota nenhum.