« Atrás

Pontes e fontes

Pontes e fontes

De entre todos as suas pontes, Baiona pode vangloriar-se de possuir uma dessas arquitecturas de vestígios assinalados: Uma ponte românica de grande beleza, relacionado com fantásticas crenças, que se conserva praticamente intacta. Nesta secção estão reunidos as principais pontes dos limites municipais de Baiona.

  • Ponte românica de A Ramallosa
  • Ponte Nova sobre o Rio Miñor
  • Ponte de Sabarís ou Ponte velha
  • Ponte sobre o Rio Groba ou Ponte do mercado
  • Ponte do Burgo
  • Ponte de Baredo

 

Ponte românica de A Ramallosa

Esta ponte, que atravessa o rio Miñor e divide os limites municipais de Baiona e Nigrán, é uma das mais bonitas de estilo medieval que se conservam na Galiza. Possui 10 aberturas ou vãos com arcos semicirculares, dos quais oito (36 metros de longitude) pertencem a Baiona. Alguns deles são arcos ogivais, seguramente devido aos estilos vigentes nas épocas em que deve ter efectuado alguma reparação.

A meio da ponte conserva-se ainda hoje um cruzeiro, que tem a seus pés uma imagem de São Telmo, patrono dos navegantes e a quem a história reconhece tê-lo mandado construir.

Debaixo da ponte existe um peto de ánimas que representa as almas em sofrimento. Até há poucas décadas, junto a esta ponte celebravam-se rituais relacionados com a fertilidade. De acordo com a tradição, a mulher grávida que não conseguia gravidezes de termo invocava ao seu fado adverso vertendo sobre o ventre água do rio. A conjura, para ser efectiva, devia realizar-se às 12 da noite, devendo apadrinhar a criatura a primeira pessoa que atravessasse a ponte depois do esconjuro.

Ponte nova sobre o Río Miñor

Construída na época moderna para evitar a passagem dos veículos pela ponte medieval de A Ramallosa, paralela à qual foi erguida. A ponte, de quatro faixas, une a C-550 entre Nigrán e Baiona. Não tem qualquer atractivo artístico é apenas funcional, já que acolhe todo o trânsito rodoviário procedente de Baiona e da comarca do Rosal.

Ponte de Sabarís ou Ponte Velha

Situada na freguesia de Santa Cristina, na antiga calçada romana ou Caminho Real. É em pedra de alvenaria e foi erguida no século XV. Possui três arcos semicirculares e talha-mares em forma de triângulo A ponte esta um pouco reclinada.

Ponte sobre o Rio Groba ou Ponte do Mercado

Data do século XV e apenas possui um vão com um arco semicircular e dois talha-mares de pedra lavrada. O próprio pavimento é também em pedra. É, igualmente como a ponte de Sabarís, um pouco reclinada. Atravessa o rio Groba. A ponte separa a praça de Victoria Cadaval da Rua do Dr. Fariñas, parte à qual se une por meio de seis degraus em pedra.

Ponte do Burgo

Situada na freguesia de Baíña, atravessa o rio com o mesmo nome. A ponte é de uma arquitectura de estilo moderno e dotada de um único arco.

Ponte de Baredo

Possui um único arco e foi construído nos tempos modernos para franquear o rio Baredo. A ponte faz parte da estrada C-550 que une Pontevedra a Camposancos.